quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A oração da fé.


1 Naqueles dias Ezequias adoeceu e esteve à morte. E veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor,
3 e disse: Lembra-te agora, ó Senhor, peço-te, de que modo tenho andado diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias amargamente.
4 Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:
5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
6 Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade.
7 E isto te será da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou:
8 Eis que farei voltar atrás dez graus a sombra no relógio de Acaz, pelos quais já declinou com o sol. Assim recuou o sol dez graus pelos quais já tinha declinado.

Prezados amigos, o texto acima se encontra na Bíblia no livro do profeta Isaías cap. 38 versículos 1 ao 8. Dentro destes 8 versículos podemos tirar lições valiosas para as nossas vidas, vamos a estas lições.

1) Podemos observar no 1º versículo que o rei de Judá Ezequias está com uma enfermidade para a morte, Deus envia o profeta Isaías para comunicar-lhe que ponha em ordem a sua casa porque iria morrer.

Nota : Deus já havia lançado um decreto sobre a vida do rei Ezequias, ou seja, iria morrer. Deus avisa-lhe para se preparar para partir, Ele diz através do profeta Isaias : "Põe em ordem a tua casa". Quando Deus lhe ordena para por em ordem a tua casa, Deus não está se referindo da casa feita de tijolos e cimento mas sim da casa espiritual, ou seja, para encontrarmos com Deus devemos estar com as nossas vidas de acordo com a vontade Dele.

2) Nos Versículos 2,3,4 e 5 observamos que o rei Ezequias ora a Deus pedindo misericórdia, Ezequias trás a lembrança de Deus que ele era um homem fiel, sincero de coração e fazia o que era reto diante dos olhos de Deus. Mediante a oração da fé Deus ordena ao profeta Isaías que volte e diga ao rei Ezequias que ele irá viver e não mas morrerá.

Nota : Podemos observar que através da oração da fé Ezequias conseguiu mudar o decreto de Deus sobre a sua vida, ou seja, não mas iria morrer e sim viver mais 15 anos.

CONCLUSÃO : Não importa o tipo de problema que você esteja passando, lembre-se que há um Deus que pode mudar a história da tua vida, mas para que isto aconteça é necessário que você tenha fé Nele. Veja o que está escrito no livro dos Hebreus cap. 11 versículo 6

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

PARA SEU CONHECIMENTO : Quando o rei Ezequias assumiu o trono de Judá (Jerusalém) ele tinha 25 anos, guando descobriu que estava doente tinha 39 anos e faleceu aos 54 anos como Deus tinha ordenado. No livro de (II Reis cap.18 vers.2) e (II Crônicas cap.29 vers.1) mostra Ezequias assumindo o trono de Judá. (25 anos). E reinou 29 anos. O nome Ezequias significa: "O Senhor é minha força". Reinou entre 716 e 687 a.C.

A Salvação é pela graça de Deus.


Graça significa favor imerecido.

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Estes dois versículos (8 e 9) encontra-se no livro de Efésios cap. 2

Nota: No vers. (8) diz que a graça de Deus é a fonte de nossa salvação. Por meio da fé. O apóstolo Paulo não diz nunca por causa da fé, pois a fé não é a causa, apenas o canal por meio do qual recebemos a nossa salvação. E isto não vem de vós. A palavra "isto" não se refere nem à graça nem à fé, mas a todo o ato da salvação -"Essa salvação não vem de vós mesmos". (Dom de Deus).

Em Rm 6.23 está registrado: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Alguém poderia perguntar: 1) Como posso ser salvo ? ou então, 2) Quanto custa para ser salvo ?

Respondo a 1ª pergunta: No livro de Atos cap.16 vers.31 está escrito "Crer no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa.

Respondo a 2ª pergunta: É de graça, Jesus Cristo já pagou o preço (com sangue) na cruz do calvário.

O povo filosofa que: Todos os caminhos ou religião levam a Deus. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6)

Quero dizer também que religião alguma salva, No livro de João 10.9 Jesus disse: Eu Sou a Porta, que porta seria esta ? Certamente a Porta da Salvação a Porta da vida eterna.

A BÍBLIA

No livro aos Hebreus no cap. (4) e vers. (12) está escrito:

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Cinco afirmações foram feitas em relação à palavra de Deus (Bíblia).

1) Ela é viva. 2) Ela é a palavra do poder e da criação. 3) Ela penetra, fazendo separação até entre os relacionamentos mais íntimos. 4) Ela é o juiz dos pensamentos mais íntimos. 5) Ela é o agente pelo qual Deus trata diretamente com a criatura.

A prova concludente do amor divino encontra-se no fato de que Deus se revelou ao homem, e esta revelação ficou registrada na Bíblia . Nascida no Oriente e revestida da linguagem , do simbolismo e das formas de pensar tipicamente orientais, a Bíblia tem, não obstante, uma mensagem para a humanidade toda, qualquer que seja a raça, cultura, ou capacidade da pessoa. Contrasta com os livros de outras religiões porque não narra uma manifestação divina a um só homem, mas uma revelação progressiva arraigada na longa história de um povo.
A Bíblia é uma biblioteca de 66 livros escritos por 40 autores num período de 1500 anos, não obstante, nela se desenvolve um único tema, que une todas as partes, a redenção do homem.

O tema divide-se assim:

1 - O antigo Testamento : a preparação do Redentor.
2 - Os Evangelhos : a manifestação do Redentor.
3 - Os Atos : a proclamação da mensagem do Redentor.
4 - As Epístolas (cartas) : a explicação da obra do Redentor.
5 - O Apocalipse : a consumação da obra do Redentor.

O Redentor ==> Jesus Cristo.

O Antigo Testamento dedica-se ao trato de Deus com a raça escolhida. Deus elegeu o povo hebreu com três finalidades: 1) ser depositário de sua Palavra; 2) ser a testemunha do único Deus verdadeiro perante as nações; 3) ser o meio pelo qual viesse o Redentor.

A Inspiração das Escrituras

O que diferencia a Bíblia de todos os demais livros do mundo é a sua inspiração divina. Leia II Timóteo 3.16 "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;".

II Pedro 1.20, 21 “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

A frase "os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" significa que as Escrituras não resultam do trabalho criativo de invenção ou interpretação própria dos profetas. Deus inspirou os escritores, então sua mensagem é autêntica e confiável. Deus usou os talentos, a educação, e a formação cultural de cada escritor (eles não eram robôs sem cérebro); e Ele cooperou com os escritores de forma a assegurar que sua mensagem fosse fielmente comunicada através das próprias palavras que escreveram.